Fórum com a autora Kay Pranis, é especialista em Justiça Restaurativa e Processos Circulares. Autora do livro Processos Circulares, pela Palas Athena Editora .
Data:
06-09-2011
Público alvo: Profisisonais da Educação e áreas afins
....................................................................
 
     
  OFICINAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Data:
13-09-2011
Público alvo: PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA E COMUNIDADE
....................................................................
 
     
  Ver todos eventos  



     
 

 

Áreas de atuação

 

Educação

 

A área de Educação é coordenada pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de São Paulo, Diretoria Regional de Educação de Itaquera.

 

Por meio de atividades educativas, o projeto incentiva a adoção de práticas de vida mais saudáveis direcionadas a alunos, educadores e familiares. Na primeira fase, a iniciativa beneficiou 32 escolas da comunidade escolar de José Bonifácio. Com a ampliação do projeto, foram inseridas mais 73 escolas em Itaquera, totalizando 105 instituições de ensino. As ações impactam diretamente 5.560 profissionais de educação – sendo 3.720 professores além de 52.864 alunos e 240 adolescentes.

 

A execução do trabalho teve como ponto de partida o diagnóstico das propostas pedagógicas de cada unidade escolar. A partir desse reconhecimento, foi gerado um mapeamento que integrou temas do projeto com as necessidades das instituições de ensino.

 

As ações têm sido desenvolvidas por meio do apoio ao “Programa Aprendendo com Saúde - Escola Promotora de Saúde”, implantado pela Secretaria Municipal de Educação, através do desenvolvimento de suas respectivas estratégias e conteúdos. Na prática, são realizados treinamentos de professores, alunos, pais e outros profissionais de áreas afins para a execução de oficinas temáticas, elaboração de materiais de apoio, aquisição de equipamentos, monitoramento e avaliação das atividades nas escolas e seus resultados.

 

O trabalho está organizado e distribuído em seis eixos temáticos:

 

• Saúde sexual e saúde reprodutiva
• Família-escola
• Protagonismo Juvenil
• Cultura de Paz / Não-violência
• Educação preventiva das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), HIV/aids e Gravidez na Adolescência

 
 

 

A importância da Educação para a Segurança Humana

 

Acredita-se que a construção da Cultura de Paz inicia-se precocemente na vida de indivíduos e comunidades, através do aprofundamento e consolidação dos laços familiares. Sobretudo porque as crianças e jovens vivendo, crescendo e se desenvolvendo em uma família onde a paz é construída desde cedo, têm menores riscos de se tornarem adultos violentos.



Áreas de Atuação > Educação > Ação comunitária > Saúde

 
   


HOME - SOBRE O PROJETO - NOTÍCIAS - COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO - ÁREAS DE ATUAÇÃO - MURAL DA COMUNIDADE - HISTÓRIAS DE VIDA - BIBLIOTECA - CONTATO