Fórum com a autora Kay Pranis, é especialista em Justiça Restaurativa e Processos Circulares. Autora do livro Processos Circulares, pela Palas Athena Editora .
Data:
06-09-2011
Público alvo: Profisisonais da Educação e áreas afins
....................................................................
 
     
  OFICINAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Data:
13-09-2011
Público alvo: PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA E COMUNIDADE
....................................................................
 
     
  Ver todos eventos  



     
 

 

Alcance

 

 
 

O Projeto Segurança Humana é realizado na região de Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, onde se concentra uma população de aproximadamente 520 mil habitantes.

 

As ações aconteceram em caráter piloto no sub-distrito de José Bonifácio e, no segundo ano, a partir de 2009, foram ampliadas para os sub-distritos: Itaquera, Parque do Carmo e Cidade Líder e a continuidade em José Bonifácio.


Atualmente, a iniciativa contempla 3 hospitais municipais, 25 unidades de saúde, 105 escolas e 65 instituições e lideranças comunitárias. As atividades desenvolvidas beneficiam direta e indiretamente cerca de 1.800 profissionais de saúde, 5.560 profissionais de educação – sendo 3.720 professores – além de 52.864 alunos, 240 adolescentes e 37 mil pessoas das comunidades.


A vulnerabilidade social das comunidades residentes nos bairros onde as ações acontecem justifica a escolha da região. Segundo dados da Fundação Seade para a subprefeitura de Itaquera, ocorreram 235,5 mortes por agressões e homicídios para cada 100 mil jovens de 15 a 24 anos no período de 2000 a 2002.

 

Além disso, tendo em vista que a região possui uma estimativa de 30.000 mulheres com idades entre 10 a 17 anos, mais um dado torna-se preocupante: 6,8% das jovens com idade inferior a 18 anos já são mães segundo o Atlas Municipal da Cidade de São Paulo, referente ao ano 2000. Pesquisas mostram que a maioria dessas jovens mães acaba abandonando os estudos e tornando-se ainda mais vulneráveis à pobreza, violência e problemas de saúde.

 

O projeto está diretamente ligado aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), pois contribuirá para a melhoria de indicadores relacionados à promoção da igualdade e equidade de gênero, redução da mortalidade infantil, redução da mortalidade materna, enfrentamento ao HIV/aids e outras doenças, melhoria na qualidade do ensino público, entre outros. Para as Agências da ONU, a cidade de São Paulo é uma parceira importante no processo de conquista dos ODM para o país, tanto pelo tamanho de sua população, quanto pelo lugar de destaque que ocupa no cenário nacional.

 

Definição > Segurança Humana

 

 

 

 
   


HOME - SOBRE O PROJETO - NOTÍCIAS - COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO - ÁREAS DE ATUAÇÃO - MURAL DA COMUNIDADE - HISTÓRIAS DE VIDA - BIBLIOTECA - CONTATO